quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Literatura e outras definições


Na primeira aula, trabalhamos o conceito de Literatura e junto com ele outros como estilo de época e estilo individual. Vamos revisar, então, esses conceitos a partir do verbete literatura do dicionário do mestre Aurélio Buarque de Holanda.

Literatura [Do lat. litteratura] S.f. 1. Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso. 2. Conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época.

A primeira acepção do verbete refere-se à literatura como manifestação artística, que se faz através da palavra. A segunda, por sua vez, refere-se ao objeto de estudo da história da literatura.
O escritor está sempre inserido em um tempo, em uma cultura com sua história e suas tradições, portanto, a obra que produz será, em certa medida a expressão de sua época, de sua cultura. As características genéricas que são recorrentes nas obras de autores de determinado contexto histórico-cultural formam estilos de época ou estilos literários. Entretanto, cada autor trabalha de modo pessoal essas características, resultando disso um estilo individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário